Onde o Python é Utilizado #01

Conheça o Python, e saiba alguns dos seus cases de sucesso no mercado de trabalho e no meio acadêmico.

Luís Gustavo | Maio 19, 2022, 2:22 p.m. | Python

{post.titulo_post}}

Python é uma das linguagens de programação mais conhecidas e utilizadas atualmente, isso vai muito além do desenvolvimento de software, pois a mesma é utilizada em diversos segmentos além dos tradicionais. Isto acontece por diversos fatores, um dos principais é a sua facilidade para aprender e a simplicidade de se escrever, além da quantidade de bibliotecas disponíveis no mercado que possibilitam a sua ampla utilização, em diversos segmentos do mercado.


Python é utilizado no meio acadêmico para o desenvolvimento de pesquisas na área de Data Science, Machine Learning, Deep Learning, dentre outras, e isso vai além da graduação, permeando mestrados e doutorados. Além disso, é utilizada muitas vezes por pessoas que não se consideram desenvolvedores, mas que a utilizam para resolver seus problemas, e é para isso mesmo que programação surgiu, resolver problemas, independentemente da área, pois na maioria dos casos ela é um meio, para se atingir um outro objetivo.




Até o momento fica claro que Python é utilizado de forma muito abrangente, entretanto neste momento irei focar em 2 áreas de atuação. O primeiro caso de uso apresentado é o de profissionais que trabalham na área de devOps, eles a utilizam para automatizar tarefas do dia a dia, desenvolvendo scripts juntamente com as suas ferramentas, como Kubernetes, docker, Terraform dentre outras. Neste breve exemplo de utilização do Python fica claro a sua versatilidade, sendo utilizada como uma linguagem de script para muitas vezes automatizar tarefas repetitivas do dia a dia, como “inicializar” ou “remover” um servidor Linux a fim de possibilitar que uma aplicação web não tenha perda de desempenho, por falta de processamento.


O último caso de uso do Python que será apresentado neste artigo é o de desenvolvimento web, neste caso ele é responsável por ser utilizado no backend, isso significa que o código escrito em Python fica salvo no servidor remoto, e que pode ser acessado por uma página web no navegador como o Google Chrome ou mesmo de um aplicativo instalado no seu smartphone. O Python é responsável por ter toda regra de negócio, se comunicar com o banco de dados, controlar pagamentos, dentre outras milhares de funcionalidades possíveis. 


Mas, para ele ser utilizado no desenvolvimento web é normal que haja um framework, que consiste de forma simplificada em um conjunto de bibliotecas que facilitam o desenvolvimento de uma aplicação web. Estes frameworks possibilitam cuidar da segurança da aplicação, autenticação de usuários, rotas da aplicação, e também se comunicar com o banco de dados através de um ORM, que de maneira muito simplificada possibilita o desenvolvedor se comunicar com o banco de dados sem utilizar SQL. No Python existem diversos frameworks,mas atualmente os que mais se destacam  são:




1 - Flask: considerado um microframework pela sua própria documentação, isso significa que ele fornece de início o mínimo necessário para se desenvolver uma aplicação web, para quem vem do mundo nodejs, ele é muito similar ao express. Mas isso não significa que ele não pode ser utilizado para o desenvolvimento de um projeto “complexo”, ele só lhe dá mais liberdade para escolher um ORM por exemplo, não possui tanta opinião como um framework full stack como o ruby on rails da linguagem de programação ruby.


2 - FastAPI: é o framework mais recente desta lista, a sua primeira versão foi disponibilizada no dia 15 de Dezembro de 2018, versão 0.1.11, ele se parece muito com o Flask, entretanto ele possui um melhor suporte para aplicações assíncronas, assunto que pode ser abordado em um artigo futuro, pois se trata de um tópico mais complexo. Além disso, a sua documentação afirma que ele possui excelentes desempenhos, “ Very high performance, on par with NodeJS and Go”. Ele possui uma filosofia bem parecida com a do Flask, de ser minimalista, e já tem suporte para as funcionalidades mais recentes do Python 3, o que é ótimo.


3 - Django: provavelmente é o mais conhecido do universo de desenvolvimento web utilizando Python, ele é incrivelmente completo, utilizado por milhares de empresas do mundo, já possui 348 versões disponibilizadas no momento em que está sendo escrito este artigo. Ele é muito estável, seu ambiente de desenvolvimento é muito sólido, se assemelha muito ao ruby on rails do universo ruby, citado anteriormente, pois se trata de um framework opinado, que deixa muito claro a responsabilidade de cada arquivo do projeto e como ele deve ser escrito. O que traz consigo facilidade para o desenvolvimento em equipe, mas que em alguns projetos pode não ser uma boa alternativa, como qualquer outra solução. O django é amplamente utilizado por startups, pois a rapidez de desenvolvimento e produtividade são um dos primeiros pontos que se percebe ao se utilizar, dentre dezenas de outros, inclusive o iadevlab é totalmente desenvolvido utilizando o Django.


Todos estes frameworks citados merecem um artigo específico para que as suas principais características positivas e negativas sejam abordadas, entretanto, todos eles possuem uma excelente documentação, e muito conteúdo na internet. Muito obrigado por ter acompanhado este artigo até aqui, se você gostou compartilhe o link com os seus amigos, ou na sua comunidade, obrigado.      

Deixe um comentário